segunda-feira, 28 de maio de 2018

Orgulho de ser brasileiro


Até hoje muitos fãs frequentemente relembram de Ayrton Senna, que morreu há mais de 20 anos. Alguns o consideram uma grande pessoa, um excelente piloto e outros não. Porém, o maior legado de Senna, além da instituição que leva seu nome, foi ter tido orgulho do Brasil. Ele foi um autêntico brasileiro, carregando bandeira e tudo. Precisamos aprender isso dele e de tantos outros que, com orgulho de sua terra, não se envergonham de dizer “sou brasileiro” e de mostrar ao mundo que somos um país excelente. Temos nossos problemas, é verdade, dos quais a má distribuição de renda e a injustiça social são os maiores. Porém, temos qualidades de dar inveja a qualquer país no mundo.
Porém, os brasileiros (pelo menos até algum tempo atrás), considera(va)m que tudo que vem de fora é melhor. É a fama do “importado”. Você já notou como é mais fácil vender um produto se o vendedor diz: “é importado!”? Por que será que não sentimos orgulho se alguém diz: “é nacional”? Por que não pensamos que o nacional gera mais empregos e riquezas aqui dentro mesmo. Bem, e se considerarmos a ciência então? Por que não nos orgulhamos de sermos os maiores exploradores de petróleo em águas profundas? Alguém já parou para pensar que este tipo de exploração não gera guerras (como no oriente médio, deflagradas pela disputa do petróleo em terra) nem tira das mãos de agricultores terras produtivas? Explorar petróleo no meio do mar não atrapalha ninguém (bem, de vez em quando tem um vazamento...). Alguém se orgulha de termos sido o país que deu ao mundo a fibra ótica, o avião, a vacina contra a paralisia infantil e o descobrimento da doença de chagas para que pudesse ser tratada, o pioneirismo na eleição totalmente informatizada ou o melhor sistema bancário do mundo?
Sabe, precisamos aprender dos americanos o que têm de bom a ensinar: patriotismo. Eles amam o seu país até à cegueira. Não percebem, às vezes, os problemas. E acho que nós percebemos demais os nossos problemas. Aliás, só percebemos problemas. Não vemos nossas qualidades, nossas virtudes. Somos brasileiros. Moramos no país com a maior floresta tropical do mundo, com a maior fauna e flora, mais diversificada, com os lugares mais bonitos para se visitar e sonhamos em conhecer a Europa, a América do Norte. O mundo sofre com a escassez de água e temos o maior rio do mundo em volume d'água. Aqui festejamos e não vamos à guerra: somos um país pacífico (e, espero que continuemos a ser).
Somos brasileiros. Há algum tempo atrás algumas pessoas seriam capazes de tremular bandeiras americanas em camisetas e em casa, mas não uma bandeira brasileira. Precisamos aprender a ter orgulho. E, com orgulho, lutar para melhorar o que falta ser melhorado, sabendo, apesar de tudo, que vivemos num país que é o melhor lugar do mundo para se viver.
Temos que ter orgulho de ser brasileiro e lutar para termos motivos para isso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário