segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

Fim de ano. Vale a pena refletir?


Chegando a mais um fim de ano,
pergunto a quem está lendo este artigo:
vale a pena avaliar o ano que passou,
refletir sobre o que aconteceu,
fazer uma revisão geral?



E respondo com sim e não.

Sim, para aqueles que serão honestos e verdadeiros em suas reflexões e procurarão corrigir os erros, celebrar os acertos e seguir em frente.

Não para aqueles que fazem isso por fazer, apenas escrever ideias, sem muita reflexão, só porque alguém disse que era algo legal de se fazer. Para quem segue modinha, isso não muda nada, não serve de nada.


Sim, vale a pena refletir o ano que passou, as atitudes pessoais que tivemos, as respostas que demos às questões sociais que nos atingiram, verificar honestamente se foi ou não a melhor atitude, a melhor resposta, o que poderia melhorar e, realmente, pensar em colocar em prática uma melhor resposta numa próxima vez que precisarmos dar essa resposta. A vida toda é um contínuo aprendizado. E, se não fizermos isso, continuaremos ser o que já somos, fazer o que já fazemos e não daremos lugar à melhoria de nossas atitudes, ao aprimoramento de nossas decisões. Isso só pode ser feito com reflexão calma, livre de sobressaltos, feita no momento apropriado, de forma periódica.
Por estes e outros motivos, o fim de um ano é um momento muito oportuno para se fazer isso. Por exemplo, se ao passar por uma situação difícil, como a perda de um emprego, eu refletir e chegar à conclusão que deveria ter tido um melhor preparo profissional para manter aquela vaga perdida, significa que preciso tomar uma atitude neste sentido, para melhorar, para me aperfeiçoar, a fim de não perder a próxima oportunidade que aparecer na minha frente. Mas se eu não fizer isso num momento de reflexão sincera, calma, comedida, pode ocorrer de surgir uma nova oportunidade e eu me ver na mesma situação, sem condições de atender às exigências, e me desesperar e colocar tudo a perder.
Reflexões assim eu preciso fazer periodicamente. Mas também não todo dia, senão eu não vivo a vida, passo a viver apenas para avaliar e refletir. Então, o período de 1 ano parece bem razoável para as grandes atitudes da minha vida que preciso revisar e melhorar. Posso pensar em 3 ou 4 pontos importantes que aconteceram no ano, refletir sobre as opções, buscar melhorar onde for possível e celebrar e consolidar as atitudes que foram boas, para que sejam repetidas, de forma consciente. Essas opções, feitas no calor de uma nova situação que se apresente na minha vida de forma repentina, podem levar a atitudes precipitadas, sem a correta avaliação.
Celebrar os acertos também é de extrema importância. Traz esperança, nem tudo está errado, traz consolidação dos acertos. E que momento melhor do que este, na virada de um ano, para fazer um resumo de tudo o que deu certo.
Mas tudo isso só funciona se eu gastar um tempo nesta reflexão, parar, relembrar os acontecimentos, se eu for honesto comigo mesmo e ver realmente o que deu certo e o que não deu, sem máscaras, sem fingir ser o que não sou. Se realmente procurar colocar em prática o que preciso mudar, com atitudes consistentes. Só assim vai funcionar.
Porque, caso contrário, como muitos dizem, isso não leva a nada. Se for uma reflexão leviana, superficial, “só pra inglês ver”, se for algo que eu faço só pra cumprir a tarefa de algum coach ou guru, então isso não fará diferença nenhuma na minha vida. Vai passar ano, vai passar o tempo e tudo continuará o mesmo. Nada de mudança nenhuma.
Pra quem quiser experimentar e nunca fez, que tal começar neste fim de ano?




leia também meu artigo: "Teimosia e persistência"


se gostou deste, compartilhe clicando abaixo
___________________________________________
um novo artigo por mês, neste blog

veja outros trabalhos meus, no meu site: 
http://lupasoft.com.br/LucasDurigon/

Nenhum comentário:

Postar um comentário