segunda-feira, 22 de março de 2021

Tipos de criminosos

 


Crime é crime! Certo? Isso mesmo. Um roubo, um assassinato, o aliciamento de menores para o tráfico, um estupro. Crime é crime. Antigamente, falava-se que aqueles que roubavam comida, muitas vezes era para se alimentar, dar de comer para a família e tudo o mais. Há algum tempo atrás, poderíamos dizer que este era o principal motivo dos assaltos referentes a gêneros alimentícios. Hoje, nem tanto.

A má distribuição de renda ainda faz muitas vítimas no Brasil. Por isso, muitos ficam sem ter o que comer. Alguns destes, no momento de desespero em ver seu filho chorando de fome, pode até realizar algum furto a fim de suprir as necessidades dos filhos. Não é um crime pior do que aquele funcionário de um estabelecimento que tem o péssimo hábito de “levar emprestado” um item da empresa para suprir um desejo de consumo ou uma necessidade real. Porém, neste caso, creio ser um crime de roubo pior, pois estamos falando de alguém empregado. Por outro lado, alguns destes funcionários não têm um salário digno, gerando indignação e revolta contra o proprietário, que sente-se pressionado pela cascata de impostos e, ao mesmo tempo, também deseja dar uma vida digna para sua família através de seu empreendimento. Nem todo empresário está “nadando em dinheiro”. Alguns são heróis, mantendo empregos que já deveriam estar extintos e, desta forma, auxiliando outras famílias a terem uma renda, ainda que, em alguns casos: pequena. Neste caso, aquele que gera impostos extras para suprir sua própria ostentação também é um criminoso. Aquele que desvia verbas e tira de quem precisa para colocar no seu próprio bolso também o é.

Temos ainda aqueles que se tornaram criminosos para sustentar um vício, gerado talvez pela falta de apoio familiar, pela falta de perspectivas futuras, pela falta de estímulo ao frequentar uma escola degradada e fraca. Talvez incentivado e aliciado por alguém que bate à porta da escola para convidá-lo a “ganhar um dinheirinho fácil”. Estes que precisam sustentar o vício, quando não têm dinheiro para tal (como aqueles que o sustentam com a mesada do pai, igualmente criminoso por não fiscalizar onde o filho põe o dinheiro), furtam algum material, que precisa ser revendido para gerar o dinheiro necessário para o pagamento de dívidas. Aqueles que compram material de origem duvidosa são igualmente criminosos.

No Brasil, só vamos ver resultados se combatermos todas as frentes que instigam à criminalidade: Pais que não dão atenção aos filhos, escolas que não fornecem um ensino de qualidade, traficantes que aliciam menores, receptores de materiais roubados, governos que aumentam impostos, corruptos que desviam verbas, funcionários que prejudicam empresas, empresas que não pagam salários dignos. Todos são culpados.

Todos são, em maior ou menor grau, criminosos. Alguns precisam de orientação e ensino, outros de punição e correção. Porém, precisamos ter em mente que o problema é nosso. Todos estamos envolvidos. Todos precisamos colaborar.


se gostou deste, compartilhe clicando abaixo
___________________________________________
um novo artigo por mês, neste blog

veja outros trabalhos meus, no meu site: 
http://lupasoft.com.br/LucasDurigon/


Nenhum comentário:

Postar um comentário