segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Um Conselho


Temos passado por muitas coisas em nosso país ultimamente. Uma enxurrada de denúncias, prisões de quem antes não víamos presos, protestos nas ruas e nas redes sociais, mudanças de comportamento em vários lugares. Um país que andava adormecido agora movimenta-se pra todo lado. O fim disso tudo ninguém sabe ao certo onde vai dar. Mas uma coisa sabemos: nada é mais como antes.
Sabemos que não devemos esperar que tudo se resolva como num passe de mágica. O processo é longo e acredito que devemos ter um olhar de esperança para o legado que isso tudo irá deixar. Filtrando os erros que ocorrem e ainda ocorrerão, pois fazem parte de qualquer processo, devemos manter em vista o que de bom poderemos obter.
Se olharmos apenas para os resultados imediatos de tudo isso, poderemos ficar frustrados. Acredito que tudo seja muito bom, pela mudança que está promovendo. Mas precisamos aprender com tudo isso e levar para o futuro, para as próximas gerações, um legado que nos ensine a nunca mais deixar a situação voltar ao que era antes.
Nunca mais queremos que grupos dominem de tal forma a agirem em favor próprio, em benefício próprio, praticamente sem limites. Nunca mais queremos ser uma população inerte, que apenas assiste à destruição e à escravização do próprio povo, sem nada fazer.
Devemos manifestar. Devemos ir para as ruas. Devemos nos indignar com a corrupção, o abuso e a injustiça. Mas devemos tomar atitudes. Atitudes mais perenes. Devemos agir. Devemos cuidar melhor do nosso voto. Devemos cuidar melhor do que é nosso.
Há muitas maneiras de se fazer isso. E desde que seja honesta, todas são benvindas.
Mas agora, para que possamos aproveitar esse momento de mudanças e realizar uma mudança que seja perene, quero dar um conselho:
Participe mais das decisões que são tomadas em sua cidade, em seu país.
Senão, alguém tomará as decisões no seu lugar.
Quero te convidar para um conselho. Não o conselho do tipo que damos a alguém que está com um problema. Falo de outro tipo de conselho.
Quero te convidar a conhecer, na sua cidade, os conselhos que existem, formados por cidadãos que desejam dar sua pequena mas indispensável contribuição para a construção de um país melhor.
Quero falar dos conselhos municipais que existem, na área da saúde, da educação, da segurança e outras, ou seja, das áreas que influenciam nosso dia a dia. Vocês sabiam que a Constituição de 1988 previu a participação popular na governabilidade do país, das cidades, através da criação dos Conselhos?
Falo dos conselhos que permitem a participação do povo para sugerir, propor projetos de governo, fiscalizar atos do poder executivo, trabalhar em conjunto com o poder legislativo e mais, tudo de forma organizada e pautada pela lei.
Conselhos por exemplo que tentam propor novas políticas para cuidar do problema das drogas e assim melhorar a nossa vida, a nossa cidade.
Em Limeira, por exemplo, são aproximadamente 30 conselhos formados, cada um, por vários representantes da sociedade civil e do poder público. Mas não são muitos os cidadãos que desejam participar dos mesmos. Alguns conselhos faltam participantes. Alguns cidadãos colaboram em mais de 1 conselho ao mesmo tempo (como foi o meu caso), muitas vezes por falta de algum outro cidadão, consciente e disposto (e disponível), para estar presente, auxiliando nos processos que vão melhorar a vida dos cidadãos de nossa cidade.
Quero dar um conselho para você, que deseja ver as coisas melhorarem, que deseja construir um futuro, neste país, melhor para nossos filhos, para você que tem disposição de lutar para que aquilo que pode melhorar, seja realmente melhor. Quero dar um conselho a você: seja mais participativo na sua cidade. Participe de um Conselho destes. Cada um tem seu método de eleição, sua forma de abrir a porta a um cidadão. Procure conhecer um Conselho. Se não puder ser eleito, participe das reuniões, informe-se. É o caminho mais rápido para todo cidadão participar das mudanças que ocorrem em seu país, sua cidade.
Quer um conselho? não vamos perder a oportunidade histórica que estamos tendo, de conseguir um país melhor. Vamos aproveitar que estamos passando por mudanças profundas e fazer parte das próximas mudanças que teremos. Participar ativamente das decisões é uma maneira de fazer isso. E ser parte de um conselho é uma maneira viável de conseguir isso.
Quem vem comigo?



se gostou deste, compartilhe clicando abaixo
e clique em “seguir” ao lado para acompanhar novas publicações.
___________________________________________
um novo artigo por mês, neste blog

veja outros trabalhos meus, no meu site: 
http://lupasoft.com.br/LucasDurigon/

Nenhum comentário:

Postar um comentário