sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Quem é culpado?

Quem é culpado pela morte do garoto João, do Rio de Janeiro? 
O Congresso Brasileiro é culpado. Deveria ser julgado por homicídio. Quando os ataques do PCC atingiram São Paulo, vieram à televisão: “vamos ser mais rígidos”, “vamos reformular as leis”, “vamos ser mais enérgicos”, “vamos blá blá blá blá blá”. 
Mas era ano de eleição. 
As eleições se foram. Muitos daqueles deputados também. Outros chegaram. Mas não precisam mais de votos. Pelos menos agora, não.
E agora, uma criança, começando a vida escolar, começando a descobrir o mundo, foi vítima do Congresso. Não foi vítima de 5 jovens-sem-coração. 
João foi vítima da incompetência e incapacidade do Congresso Nacional, e do executivo. Eles mataram uma criança quando deixaram de agir, fiscalizando e reformulando o sistema penal brasileiro, necessidade real e urgente, para discutir se o aumento deles seria de 92%. 
Eles (todos eles) são assassinos, que mataram o João, o Pedro, a Maria, o Antonio e tantos outros que a cada dia morrem, por causa da falta de atitude daqueles que seriam responsáveis por fazer alguma coisa. São pagos para fazer alguma coisa. Bem pagos. Mas são incompetentes. E culpados. Culpados pela passividade.
Porque preferiram cumprir seus “horários de trabalho” para discutir quem será seu novo presidente da Câmara. Preferiram discutir quanto mais poderão “esfolar” do brasileiro, tanto metaforicamente quanto literalmente. Porque quando o João morreu, morreu porque os nossos líderes fizeram nada. Pelo menos nada de útil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário