segunda-feira, 12 de outubro de 2020

Cuidar das Crianças, cuidar do futuro



Existe um dia do ano para se comemorar o dia dos Pais e outro dia para as Mães. Quem é pai ou mãe o é porque teve filho(s), e este filho passou, obrigatoriamente, pela fase de criança. Nem todos chegam à velhice. Alguns não chegam à vida adulta. Mas quase todos passam pela fase de criança. Então, existe também um dia para comemorar, lembrar das crianças. Elas geralmente ganham presentes neste dia. E isso é bom, melhor ainda se for um brinquedo, para lembrar que criança precisa brincar e estudar. E isso é muito importante, lembrar a todos que obrigação de criança se resume a brincar e estudar. E, claro, obedecer os pais, se não forem pais malucos ou sádicos!
Criança é a continuidade da vida, a garantia de que nossa existência perpetuará. Mas também é um ser vulnerável, frágil, em todos os aspectos: físico, psicológico, emocional, cognitivo, intelectual, estrutural, social etc. Então é um perigo, se não cuidarmos de nossas crianças, porque elas terão muita dificuldade de cuidarem de si mesmas e o nosso futuro estaria comprometido.
Não é à toa que muitos que desejam desestruturar ou mesmo destruir um grupo social, uma determinada sociedade, investem parte das estratégias de destruição para alcançar as crianças. Imagina se hoje não existisse mais nenhuma criança no mundo. Ninguém abaixo de 12 anos. E uma lei dissesse ser proibido ter crianças nas casas. Bem, isso significaria o fim da humanidade dentro de poucas décadas! A criança é a continuidade.
Cuidar bem das crianças é papel dos pais, em primeiro lugar, mas de toda a sociedade e do estado também. Ou quem admitiria que uma criança sendo agredida na rua, longe de seus pais, e ninguém por perto fizesse nada para impedir. Ou se numa família, os pais não têm condições de dar uma alimentação saudável para seus filhos, torna-se compromisso moral dos que estão perto e da sociedade como um todo, através do estado, garantir condições para o crescimento desta criança. Uma sociedade que não cuida mais de suas crianças não poderá ser considerada civilizada. É uma sociedade bárbara, sem lei, sem moral, sem condições de se perpetuar.
Criança precisa de alimento, de roupas, de educação, de cuidados, de carinho, de afeto, de orientação, mas também precisa de limites, de “nãos”, de correção para atitudes erradas, de um amor compromissado e corajoso, que olhe para a sua necessidade e não para seus desejos, até porque crianças não têm condições de decidir o que precisam, por isso devem ter adultos que decidam por elas, em muitas coisas.
Criança precisa ter um bom alicerce social, afetivo, cognitivo, físico que a permita crescer de tal forma que se torne um adulto que venha a contribuir com a sociedade, de forma produtiva e rica, em todos os sentidos, não apenas profissional.
É necessário cuidarmos de nossas crianças.





se gostou deste, compartilhe clicando abaixo
e clique em “seguir” ao lado para acompanhar novas publicações.
___________________________________________
um novo artigo por mês, neste blog

veja outros trabalhos meus, no meu site: 

http://lupasoft.com.br/LucasDurigon/


Nenhum comentário:

Postar um comentário